RESUMO DO JAZZ

11047062_648881145215943_983634989_nO Resumo do Jazz é uma banda que funde Hip Hop com MPB (música popular brasileira), jazz norte-americano e son cubano. Musicalmente, a pretensão é promover, da forma mais plural possível, um encontro de sonoridades das mais diversas dentro da música negra para trazer ao som do rap algo mais eclético, mais criativo e, ao mesmo tempo, com mais atitude e identidade.

Juntar o novo com o velho, o antigo com o contemporâneo, o rústico com o sofisticado e, junto a isso, as batidas pesadas, os scratches, colagens e samples do Hip Hop.

Dentre as influências da Música Popular Brasileira, destaca-se o ritmo dançante do samba-rock de Jorge Ben, Marku Ribas e Originais do Samba, a bossa-nova de Tom Jobim e João Gilberto, os afro-sambas de Baden Powell, a contundência de Chico Buarque, a acidez de Itamar Assumpção, o swing black-brasileiro da Banda Black Rio, Ed Motta, Seu Jorge, Skowa, Luís Melodia e Djavan, o mangue-beat pernambucano de Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S.A. e Mestre Ambrósio, e todos os partideiros do samba carioca e paulista.

No jazz, destacam-se os improvisos dos músicos da banda e os samples de timbres e de temas tirados dos discos de jazz, em especial os da década de 60 e 70, sampleando nomes como Miles Davis e Ron Carter, dando uma sonoridade densa, pesada, com grande ênfase nos timbres de baixo, e, ao mesmo tempo, dando a esses climas, batidas dançantes. O son cubano contribui com sua sessão rítmica nas percussões e harmonias.

No universo do Hip Hop, é fácil reconhecer a influência (musical e/ ou ideológica) de nomes como Public Enemy, KRS-One, Gangstarr, Dead Prez, De La Soul, A Tribe Called Quest, Eric B. & Rakim, The Roots, Dialeted People e Jurassic 5.

Por cima de tudo isso, as rimas dos rappers Arruda e Guriz Nyack e os scratches, colagens e efeitos do DJ Paulos.

Resumo do Jazz:

  • Arruda (vocal e produção musical) – líder e um dos produtores da banda desde a sua fundação em 1992, envolvido com a cultura Hip Hop desde 1988, quando começou a compor e cantar seus primeiros raps nas ruas da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo e militante do movimento negro, movimento pelos Direitos Humanos e movimento feminista desde 1992, quando integrou os quadros da ONG Geledés-Instituto da Mulher Negra;
  • DJ Paulos (disc jockey e produção musical) – além de disc jockey e produtor musical do Resumo do Jazz, já realizou workshops de produção musical digital em vários estados do Brasil e produziu vários discos no cenário independente;
  • Guriz Nyack (vocal) – rapper e militante, Guriz é um dos pioneiros do rap da região do ABC, Grande São Paulo. Egresso do lendário grupo Alquimistas está no Resumo do Jazz desde 2009. É fundador e uma das lideranças da Posse Hausa, uma ONG de Hip Hop envolvida em vários trabalhos ligados à cultura e educação nas comunidades carentes de São Bernardo do Campo.

Esse é o núcleo fixo, somado a um time de instrumentistas que formam o núcleo adicional. Esse núcleo adicional se acrescenta ao núcleo fixo em partes ou ao todo, de acordo com a infra-estrutura do local da apresentação ou da necessidade dos arranjos. Esse formato, pouco usual, garante qualidade e fidelidade sonora à apresentação e, ao mesmo tempo, torna cada uma das apresentações do Resumo do Jazz, única.

Nas rimas, temas cotidianos, críticas ao racismo brasileiro, a vida nas periferias, com suas festas, bailes, rodas de samba, truculência policial, racismo, machismo, pobreza, violência, desigualdades, contradições e paradoxos. Tudo isso de forma dosada, sem apelações, sem palavrões, sem perpetuar preconceitos (contra mulheres ou homossexuais, por exemplo), sem agressões e, acima de tudo, sem meias palavras.

As letras do rapper Arruda retratam tudo que ele viveu, não só por ser negro e, portanto, conhecer na prática os efeitos da desigualdade e da discriminação racial brasileira, não só por ter sido criado com e por mulheres negras de várias idades e gerações, compreendendo os mecanismos do machismo, mas também por militar no movimento negro e no movimento feminista, viajando a vários pontos do Brasil e vários países da América Latina, como ativista negro, como feminista de formação e como articulador da cultura Hip Hop.

Essa é a banda Resumo do Jazz, verdadeira síntese da velha e da nova escola do rap brasileiro. Um rap politizado, comprometido, dançante e alegre. Rap pra pensar, rap pra dançar! Abra seus ouvidos e sua mente para o som da MPB de Rua

Deixe um comentário